Croácia será a mais nova integrante do Espaço Schengen

Você pode querer distância da Croácia depois do país ter eliminado o Brasil na Copa do Qatar. Mas essa notícia pode ser bem interessante pras suas futuras viagens: A Croácia acaba de ser aceita como nova integrante do Espaço Schengen.

A partir de janeiro de 2023 o país passará a usar o euro e deixar de exigir verificações de passaporte e visto nas fronteiras terrestres e marítimas dentro do bloco. Para viagens de avião a regra entra em vigor a partir de março de 2023.

O Espaço Schengen

O acordo de Schengen é uma convenção entre países europeus para abertura das fronteiras e livre-circulação das pessoas entre os países signatários. A área criada pelo acordo é chamada Espaço Schengen e não deve ser confundida com a União Europeia. São acordos diferentes.

Todos os estados que aderirem à União Europeia devem aceitar as condições do acordo de Schengen. Até agora são 26 países: quase todos os integrantes da União Europeia (excluindo Bulgária, Romênia, Chipre e a Croácia que acaba de ser aceita) e 4 países de fora da UE (Islândia, Noruega, Liechenstein e Suíça).

A Romênia e a Bulgária solicitaram o acesso ao Espaço Schengen, mas, apesar de atenderem aos requisitos gerais para inclusão, ambas foram negadas desta vez. Mas a Croácia, um país que aderiu à UE muito depois de ambos, agora está dentro.

A partir de 1º de janeiro de 2023 as estações fronteiriças terrestres com a Hungria e a Eslovênia se tornarão coisa do passado.

Impacto nos Viajantes de Fora da Europa

Se você normalmente não passa nem perto de 180 dias na Europa em um ano e gosta de se locomover sem muitas verificações de passaporte – esta é uma notícia maravilhosa.

Ao pousar em qualquer cidade do Espaço Schengen, poderá continuar na Croácia sem mais problemas.

Brasileiros podem visitar o Espaço Schengen por 90 dias a cada 180 dias sem ter que solicitar um visto. A partir de novembro de 2023 a entrada na União Europeia vai depender do ETIAS, o Sistema Europeu de Informação e Autorização de Viagem.

fonte: https://pontospravoar.com/croacia-sera-a-mais-nova-integrante-do-espaco-schengen/