Quais países fazem parte da União Europeia?

Você pretende viajar para algum destino europeu quando já estiver vacinado e os países estiverem de portas abertas para o Brasil? Então você vai adorar o post de hoje, pois ele é uma prévia e tanto do que você poderá encontrar nesse continente que é lotado de pontos turísticos pra lá de históricos e especiais. Mas, antes de tudo, que tal descobrir quais países fazem parte da União Europeia? Essa é uma dúvida de muita gente e, por isso mesmo, nós vamos esclarecer ela agora mesmo.

EM PRIMEIRO LUGAR: O QUE É A UNIÃO EUROPEIA?
Maior bloco econômico do mundo e também o mais antigo, a União Europeia (UE) é a junção de vários países em um grupo com regras políticas, econômicas e sociais. Constituída oficialmente em 1992, ela conta com três sedes: Luxemburgo (país homônimo), Estrasburgo (França) e Bruxelas (Bélgica). Este último destino, inclusive, é a capital da UE.

Afinal, quais países fazem parte da União Europeia?

Quando o assunto é o Velho Continente é difícil não sentir bater aquela vontade de viajar, certo? Bom, e isso é bem fácil de entender: a União Europeia esbanja destinos turísticos e atrações especiais. Esse é o caso, por exemplo, do Coliseu, da Torre Eiffel, da majestosa Basílica Sagrada Família, do Muro de Berlim, da Torre de Belém e da Acrópole de Atenas. Quem nunca ouviu falar nesses nomes?

Ficou ainda mais curioso para descobrir quais países fazem parte da União Europeia e pra começar a sonhar com a próxima viagem? Então confira a lista completa a seguir.

  1. Alemanha
  2. Áustria
  3. Bélgica
  4. Bulgária
  5. Chipre
  6. Croácia
  7. Dinamarca
  8. Eslováquia
  9. Eslovênia
  10. Espanha
  11. Estônia
  12. Finlândia
  13. França
  14. Grécia
  15. Holanda
  16. Hungria
  17. Irlanda
  18. Itália
  19. Letônia
  20. Lituânia
  21. Luxemburgo
  22. Malta
  23. Polônia
  24. Portugal
  25. República Tcheca
  26. Romênia
  27. Suécia

Você conhece o Tratado de Schengen?
Antes de qualquer coisa, lembre-se: o Tratado de Schengen, constituído exclusivamente por países europeus, é um acordo que permite a livre circulação de pessoas entre os países signatários por até 90 dias, sendo necessário apenas o passaporte para ir de um destino a outro. Ah, mas atenção: os dias fazem parte de um ciclo de 180 dias. Ou seja: para cada 90 dias nas regiões que fazem parte do tratado são necessários 90 dias fora delas, OK?

Embora não haja a obrigatoriedade do visto, o Tratado de Schengen exige que todas as pessoas vindas do exterior apresentem os seguintes documentos:

seguro-viagem com cobertura mínima de 30 mil euros;
passaporte com validade superior a seis meses;
passagens aéreas de ida e volta;
reserva de hospedagem;
comprovantes financeiros que garantam que o viajante tem como se manter no destino ao longo de toda a viagem.
Sua entrada nesses destinos pode ser barrada se você não cumprir esses requisitos, já que todos esses documentos podem ser solicitados pela imigração, viu? Sendo assim, nada de bobear.

Essas exigências, no entanto, valem somente para os países que fazem parte do Tratado de Schengen e, portanto, não se aplicam a toda a Europa. Esse é o caso de destinos como Bulgária, Romênia, Chipre, Irlanda, Reino Unido e Croácia.

QUER VIAJAR PARA A UNIÃO EUROPEIA? Fale com a gente, somos especialistas no assunto 🙂
Garantimos assistência antes, durante e depois da trip. Legal, né? Só tenha em mente que, no momento, o ideal é se cuidar e cuidar de quem você ama. Por isso, se possível, aproveite para planejar a viagem, o embarque pode ficar pra depois.