ConecteSUS com informações indisponíveis: como emitir um certificado de vacinação temporário

No último dia 10/12/2021, o site do Ministério da Saúde sofreu um ataque cibernético. Por isso, o sistema de acesso ao certificado de vacina e ao ConecteSUS está indisponível. Na verdade, você até consegue acessar, mas ele não mostra nenhum dado sobre as vacinas contra a COVID-19 que você recebeu. Se você vai viajar em breve e precisa comprovar o seu status de vacinação, seguem algumas dicas de como emitir um certificado de vacinação enquanto o ConecteSUS apresenta este erro

  1. Os passageiros com reservas com embarque imediato devem comparecer ao aeroporto com o cartão de vacinação físico (fabricante, lote do imunizante e data de aplicação) e conversar com a cia aérea.
  2. Procure o posto de vacinação onde a primeira ou segunda dose da vacina contra a COVID-19 foi aplicada. Uma vez lá, solicite a emissão da segunda via da Carteira Nacional de Vacinação, que é válida em todo o território nacional. 
  3. Alguns Estados têm aplicativos próprios para a emissão deste documento. Este é o caso de CuritibaEspírito SantoMato Grosso do SulRecifeRio Grande do NorteSalvador e São Paulo, por exemplo. Sendo assim, se você morar em uma dessas regiões, pode tentar obter o seu certificado pelo app.  

Além disso, o Ministério das Relações Exteriores está enviando um comunicado aos países que receberão voos oriundos do Brasil informando sobre a indisponibilidade temporária do sistema. Portanto, a Carteira Nacional de Vacinação no formato físico poderá ser um dos documentos utilizados para comprovar a imunização contra a COVID-19. Não é garantido que será aceito em todos os lugares, mas é mais uma possibilidade de resolver este problema temporário.

Ainda tem dúvidas do que fazer? Então entre em contato conosco. Estamos sempre de olho nas mudanças sobre restrições de entrada nos países, e podemos te orientar sobre as atualizações.