O Alentejo é a maior região de Portugal. Seu território abrange também destinos do litoral, mas é mais conhecido pelas charmosas cidadezinhas do interior, pontuadas por construções históricas como castelos e igrejas, casinhas pintadas de branco e campos de vinhas, oliveiras e girassóis.
Passear no centrinho de Évora
Principal destino do Alentejo, a cidade fica a apenas 134 km de Lisboa. Seu adorável centrinho é um verdadeiro museu a céu aberto, com construções que podem datar mais de 4 mil anos. Não perca o Templo Romano, com suas belas colunas, e a Igreja de São Francisco, gótico-manuelina, construída por volta de 1510 – ela é ligada à Capela dos Ossos, cujas paredes e colunas são cobertas por 5 mil crânios. Por ali há bons hotéis, muitas lojinhas e restaurantes para comer bem e provar vinhos da região – o Fialho é um dos mais clássicos.
Comprar tapetes em Arraiolos
A cerca de 20 km de Évora, a cidade é famosa por seus históricos tapetes, bordados com lãs de cores variadas. Pelas ruas é possível ver as bordadeiras em ação e lojas para comprar seus produtos. A vila também é uma graça, com casas branquinhas e construções como a bela Igreja da Misericórdia. No alto de um monte ficam as ruínas do Castelo de Arraiolos, com uma muralha circular.
Ver as construções de mármore de Estremoz
A cidade está em uma região do Alentejo conhecida pela abundância de mármore, explorado em dezenas de pedreiras. A estrela do centro histórico é a famosa Torre das Três Coroas, espetacular construção de mármore branco – você pode literalmente se hospedar no castelo na Pousada de Estremoz! Outras atrações próximas são o Convento de São Francisco e o Convento dos Congregados.
Visitar o Paço Ducal de Vila Viçosa
Outra cidade ligada ao mármore, é conhecida como a “Princesa do Alentejo”. A principal atração é o Paço Ducal, construção com mais de 400 anos que conta com uma impressionante fachada revestida com mármore – dá para fazer um tour pelo interior, que conserva o mobiliário, a tapeçaria e outros elementos. Veja também o castelo do século 13, a Igreja Matriz, o Convento dos Agostinhos e as diversas casas decoradas com o mármore local.
Admirar a vista do Castelo de Monsaraz
Uma vila medieval no topo de uma colina, cercada por muralhas, com casas branquinhas e janelas floridas: um cenário mágico. Das ruínas do castelo, a vista é decorada pela vegetação dos campos ao redor e pelo azul do Lago Alqueva, o maior lago artificial da Europa. É um lugar incrível para se perder entre as ruelas vendo lojinhas, restaurantes e construções como a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Lagoa. Dica: não perca o pôr do sol de lá.
Conhecer a fortificação de Elvas
A apenas 8 km da fronteira com a Espanha, impressiona por suas muralhas e fortificações, consideradas Patrimônio Mundial pela Unesco. Chama a atenção, por exemplo, o enorme Aqueduto da Amoreira, construído entre 1530 e 1622, com arcadas de 30 metros de altura. Além de conhecer algumas das construções, vale passear pelo centrinho e provar um doce típico, a sericaia, uma espécie de torta com ameixas em calda.
Subir até o castelo de Marvão
Outro vilarejo do Alentejo com cenário cinematográfico, no ponto mais alto da Serra de São Mamede. Ali despontam as muralhas e as ruínas do castelo, além de casas com arcos góticos, janelas manuelinas, varandas de ferro forjado e outros detalhes arquitetônicos típicos. Não perca a Igreja de Santa Maria, transformada em Museu Municipal, e o Convento de Nossa Senhora da Estrela. Há muitos mirantes incríveis para admirar a vista.
Visitar vinícolas e produções de azeite
O Alentejo é um prato cheio para visitar vinícolas de prestígio, que muitas vezes sediam deliciosos restaurantes. Vale conhecer, por exemplo, a Herdade do Esporão, cuja sede tem várias construções históricas. O tour guiado leva à adega e à cave, com direito a degustação, e você também pode reservar um piquenique nos vinhedos. Entre as propriedades pequenas se destaca a Herdade da Malhadinha Nova, vinícola familiar que produz vinhos tintos, brancos e rosés em um terreno lindo. O restaurante harmoniza os pratos com os vinhos da casa.