1. Forquilhinha, SC
Forquilhinha faz fronteira com Criciúma e é conhecida como a cidade mais alemã do sul de Santa Catarina.
Forquilhinha se enquadrou como um dos os principais destinos sustentáveis do Brasil nos quesitos meio ambiente e clima. O reconhecimento está atrelado ao incentivo da população à utilização de bicicletas e a um projeto dedicado à coleta seletiva do lixo, que garante o destino correto dos dejetos e, de quebra, inclui os catadores no mercado de trabalho.
2. Tibau do Sul, RN
Tibau do Sul é o endereço da ilustre Praia de Pipa, um dos cartões-postais do Nordeste brasileiro.
Tibau do Sul também entrou no ranking de destinos mais sustentáveis do Brasil nas categorias meio ambiente e clima. O destaque, foi para o Santuário Ecológico de Pipa, que abriga mais de 80 hectares de área verde preservada. Ali, os visitantes têm acesso a 16 trilhas e a vistas arrebatadoras. De acordo com a Secretaria de Turismo de Pipa, o local se enquadra como referência de turismo sustentável porque existe total apoio e envolvimento da comunidade.
3. Rolante, RS
A cidade fica às margens do Rio Rolante, no Vale do Paranhana, na Região Metropolitana de Porto Alegre.
Apesar de ser uma cidade relativamente pequena, de mais ou menos 22 mil habitantes, Rolante é um excelente destino de ecoturismo.
A cidade entrou para o ranking dos destinos mais sustentáveis do Brasil por conta do projeto “Ambientalistas Mirins”, ação em que alunos visam conscientizar a comunidade acerca da importância da coleta seletiva e também pelo estímulo ao cicloturismo.
4. Gaspar, SC
Uma vez na região, não deixe de mergulhar na história local na Cachaçaria Engenho do Nono, viver a adrenalina no Morro do Parapente e visitar a Igreja Matriz São Pedro Apóstolo.
Gaspar ganhou na categoria “Natureza e Ecoturismo”, com destaque para o roteiro Vila d’Itália, região de colonização italiana que esbanja verde. Quem reserva um tempo para fazer o tour tem a chance de saltar de parapente, praticar rapel nas cachoeiras, encarar trilhas e cavalgar, por exemplo. Além disso, a cidade também ganhou relevância com a Rota das Águas de Gaspar, com a maior concentração de parques aquáticos por m² do estado.