Sites da Saúde e ConecteSUS caem após suposto ataque hacker

Nesta madrugada, os sites do Ministério da Saúde e do ConecteSUS estão fora do ar após um suposto ataque hacker. Já nas primeiras horas do dia, uma mensagem foi deixada pelo grupo invasor e dizia que “você sofreu um ransomware” e “50 TB de dados foram copiados e excluídos”.

O ransomware é um tipo de vírus que sequestra o acesso aos dados do sistema criptografando-os. Na maioria das vezes, o hacker promete liberar o acesso após pagamento de um valor. Porém, desta vez, o aplicativo do ConecteSUS não foi afetado, que é a plataforma é responsável pela emissão do Certificado Nacional de Vacinação Covid-19.

O ataque foi assinado por certo Lapsus$ Group, do qual ninguém havia ouvido falar até agora: “Nos contate caso queiram o retorno dos dados” e até o momento, o Ministério da Saúde ainda não se manifestou sobre o assunto. Logo cedo, perto das 6h40, os sites do Ministério da Saúde e do ConecteSUS seguiam fora do ar, só que com uma diferença: a mensagem do grupo hacker foi excluída.

Certificado de Vacinação indisponível

Usuários comentaram nas redes sociais que os seus dados de vacinação também sumiram do aplicativo ConecteSUS.

O aplicativo ainda está disponível, mas não é possível acessar o Certificado Nacional de Vacinação Covid-19. Uma mensagem no app informa: “Aguarde até 10 dias úteis para que seu registro de vacina apareça no ConecteSUS”

Mensagem do app ConecteSUS - Reprodução - Reprodução

Certificado de vacinação para viagens internacionais

O ponto mais crítico desta situação é para passageiros com viagem internacional marcada para os proximos dias. O Certificado Internacional de vacinação emitido pelo ConecteSUS é o único documento oficial que comprova a vacinação contra Covid-19. Ele é necessário porque alguns países exigem o documento para a entrada em seu território. Na Inglaterra, por exemplo, viajantes que não comprovarem que estão vacinados com as duas doses, precisam fazer um teste adicional e quarentena de 10 dias.

Se você vai viajar para o exterior, consulte as exigências do país de destino. Se o seu voo tiver conexão, confira também as regras para trânsito. Recomendações e exigências de saúde mais detalhadas estão disponíveis no site da IATA.

Se você vai viajar nos próximos dias onde há exigência do certificado de vacinação e você ainda não havia emitido o certificado, recomendamos que consulte um agente de viagem.