Holanda reabre para viajantes brasileiros vacinados e aceita Coronavac

holanda

Pegando carona nas medidas adotadas por outros países europeus, também a Holanda reabre para viajantes brasileiros. A partir de hoje (4), quem já tiver tomado todas as doses da vacina – ou a vacina de dose única – pode entrar no país. E sabe o que é melhor? O destino aceita todas as vacinas aplicadas no Brasil, incluindo a Coronavac.

De hoje em diante, o Brasil deixa a lista de países com circulação de variantes preocupantes e passa a ser classificado como very high-risk area. Em português, área de risco muito alto. Ainda não é o ideal, é claro, mas já é um indício de que as coisas estão começando a melhorar. Porém, a quarentena continua sendo obrigatória.

Além do certificado de vacinação, é preciso ter em mãos teste RT-PCR com resultado negativo para COVID-19, emitido não mais do que 48h antes do voo de partida, ou, então, teste de antígeno negativo coletado no máximo 24h antes do embarque. O teste é obrigatório para todos os passageiros com mais de 12 anos.

Regras envolvendo a vacina e o certificado

É preciso respeitar o período de 14 dias após receber a segunda dose das vacinas Coronavac, AstraZeneca e Pfizer para entrar no país. A exceção são as pessoas que tomaram a vacina de dose única da Janssen, cujo efeito leva 28 dias para começar. Em contrapartida, o país também aceita quem recebeu apenas uma dose mas tem como provar que já teve COVID-19.

Passo a passo: como obter o certificado de vacinação contra COVID-19

O comprovante de vacinação – como o emitido pelo ConecteSUS – é aceito. Inclusive, a Holanda aceita o certificado em português, assim como em inglês, francês, alemão italiano, espanhol e holandês. Porém, é essencial que o documento contenha:

  • dados pessoais, que identifiquem o viajante;
  • o nome da vacina e o nome do fabricante;
  • a data em que cada uma das doses foi administrada;
  • o nome do país onde as doses foram aplicadas;
  • o nome do órgão que emitiu o certificado.

Holanda reabre para viajantes brasileiros, mas quarentena continua

Embora brazucas já possam voltar a curtir Amsterdã, por exemplo, ainda assim é preciso respeitar o período de quarentena em um local à sua escolha. Mesmo estando vacinado(a), viu? A princípio, este período é de 10 dias. Contudo, se você fizer um novo teste RT-PCR no quinto dia e o resultado der negativo, pode conseguir encurtá-lo.

Um seleto grupo de pessoas está isento de ter de cumprir a quarentena, como menores de 12 anos e viajantes que têm parentes diretos morando na Holanda. Todas as exceções estão descritas (em inglês) neste link.

Por conta deste requisito de isolamento, é fundamental preencher um formulário de quarentena – mesmo que você se encaixe em uma das exceções. Quem preferir levar consigo uma versão impressa, é só clicar aqui e baixar o formulário em PDF. Independentemente da sua preferência, não se esqueça de preenchê-lo. Quem não apresentar o formulário pode ter a sua entrada impedida e ainda ter de pagar uma multa de mais de 300 euros.

Ao mesmo tempo, todo mundo com mais de 13 anos deve completar uma declaração de saúde. Agora é só imprimir e levá-la consigo ao longo de toda a viagem.